Histórico
O Meninas na Ciência é um Projeto de Extensão do Departamento de Física da UFSC, criado em 2020, que tem como objetivo geral estimular o interesse de meninas e mulheres pelas ciências exatas, engenharias e tecnologias, incentivando as na busca e permanência em profissões e carreiras científicas. O projeto é coordenado pelas professoras Drª Gabriela Kaiana Ferreira e Drª Tatiana da Silva e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias, que desenvolvem uma série de atividades envolvendo divulgação científica, combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres nas ciências exatas, atividades com alunas da educação básica e da graduação envolvendo práticas científicas, visitas à laboratórios de pesquisa e palestras com cientistas mulheres.
O primeiro ano de execução do projeto, em 2020, foi marcado pela pandemia de COVID19 e de adequação de atividades. Adaptamos os materiais desenvolvidos para o contexto do ensino remoto e criamos o Instagram @meninasnaciencia_UFSC, publicando vários posts sobre o contexto das mulheres nas ciências, de divulgação científica, indicação de leituras, filmes e aplicativos, e ainda realizamos uma série de lives e entrevistas com cientistas que compartilharam um pouco de sua trajetória acadêmica e profissional.
Durante o segundo ano, em 2021, ainda no contexto de pandemia, publicamos os resultados do projeto em seminários de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.
No ano de 2022, com a retomada das atividades presenciais na UFSC, as ações que havíamos previsto lá no ano de 2020 foram realizadas: visitas às escolas, divulgação das olimpíadas científicas, realização de visitas à laboratório de ensino e de pesquisa, e também palestras com cientistas, voltadas ao público de meninas e mulheres da educação básica e do ensino superior.
No ano de 2023, realizamos atividades de práticas científicas em competições destinadas à formação de cientistas cidadãos e palestras em instituições de educação básica e superior (aqui), realização de cine ciências e grupos de estudos, desenvolvimento de jogos didáticos (aqui), escrita de uma história com o objetivo de transformar em um livro (aqui) e participamos de feiras científicas (aqui). Com relação às práticas científicas, participamos do programa Caça Asteroides do MCTI, IASC e NASA, oferecendo treinamentos para 2 equipes de meninas e mulheres caçadoras de asteroides que participaram ao todo de 2 campanhas – uma nacional e outra internacional – que detectaram 8 candidatos a asteroides (aqui).
Com o sucesso das atividades desenvolvidas em 2023, no ano de 2024 nos dedicamos novamente à participação em competições para formação de cientistas cidadãos, ao desenvolvimento de jogos didáticos (aqui), palestras em instituições de educação básica e superior, publicação do livro “A história de Estrela” da série Meninas Brilhantes (aqui) e de feiras científicas. Nossa participação no programa Caça Asteroides foi um sucesso. Oferecemos treinamentos para líderes e formando 11 equipes de meninas e mulheres caçadoras de asteroides que participaram ao todo de 16 campanhas e detectaram 10 candidatos a asteroides (aqui). Além disso, apresentamos alguns dos resultados do projeto Meninas na Ciência em eventos nacionais e internacionais (com publicações de anais) e de capítulo de livro (capítulo 5 aqui). Realizamos também publicações de artigo de pesquisa que se originaram a partir de discussões que vêm sendo realizados no âmbito do projeto desde 2022.
Os anos de 2023 e 2024 se destacaram também pelas apresentações das ações do projeto Meninas na Ciências nas mídias locais, regionais e nacionais (aqui).
O Projeto de Extensão Meninas na Ciência da UFSC está comprometido com a construção de espaços e oportunidades para meninas e mulheres que tenham interesse em conhecer as ciências exatas e tecnológicas e que desejam seguir profissões nessas áreas.