Jogo Didático “Enigma das Cientistas”
O jogo de cartas “Enigma das Cientistas” foi desenvolvido com o propósito de divulgar as contribuições, histórias e trajetórias de mulheres que se destacaram nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A mecânica do jogo consiste em descobrir quem é a cientista a partir da leitura do enigma. Uma pessoa, designada como narradora, escolhe uma carta enigma e lê seu título e descrição em voz alta. Os outros jogadores deverão fazer perguntas para resolver o enigma. O narrador só pode responder às perguntas com “Sim”, “Não” ou “Não é relevante”, de acordo com a solução apresentada. A rodada termina quando algum jogador adivinhar a solução que está relacionada com a vida de uma mulher cientista. A cada rodada, um novo enigma é lido.
O jogo possui recurso de audiodescrição das instruções de jogo e de cada carta, identificando o enigma e a solução, de modo a promover a participação efetiva e jogabilidade de pessoas com deficiência visual. Para o acesso ao recurso de acessibilidade, todas as cartas do jogo dispõem de QR Code que direcionam para o arquivo de descrição disponível no canal do YouTube “Meninas na Ciência UFSC”, na playlist “Enigma das Cientistas”. É sugerida a utilização de fones de ouvido para escutar o Enigma da rodada em que for narrador(a).
Figura 1 – Carta do jogo “Enigma das Cientistas”
Arquivo: A Autora (2024).
O enigma de cada cientista foi construído com base nas informações de: nacionalidade e ano de nascimento, área de pesquisa e pioneirismo, contribuições à ciência, prêmios recebidos, desafios enfrentados na sua carreira, entre outros. A cada rodada, uma carta com um novo perfil de uma cientista é lida pelo narrador, que responderá às perguntas dos jogadores até que seja descoberto a cientista. As rodadas de jogo podem ser feitas de diversos modos, a depender da preferência dos jogadores, sendo necessário trabalho em equipe para chegar à solução.