Meninas na Ciência na Escola: telescópios, asteroides e Marcia Rieke
Dentre as atividades de extensão promovidas pelo projeto Meninas na Ciência estão visitas às escolas, realização de aulas, palestras e minicursos sobre temas de ciências.
Foi com esse intuito que no dia 5 de outubro de 2023 a equipe do projeto foi à EEB Getúlio Vargas, localizada no bairro Saco dos Limões no município de Florianópolis, realizar uma atividade com 23 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. Essa atividade foi feita atendendo ao convite de duas estagiárias da 6ª fase do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que, juntamente com a professora regente da turma, já desenvolvem um projeto de Docência na escola, denominado “Explorando o Universo: Uma Jornada pelo Sistema Solar e o Conhecimento Científico”.
Figura 1 – Bolsistas apresentando a atividade com a turma de 4º ano
Arquivo: As Autoras (2023).
Nessa aula, as bolsistas Caroline Conti e Julia Medeiros apresentaram aos alunos e às alunas, utilizando diferentes metodologias, alguns dos conteúdos relacionados ao grande tema “Telescópios e Asteroides”, a saber: luz e espectro eletromagnético, telescópios refrator e refletor, telescópios Hubble e James Webb (Figura 2), contribuições da cientista Marcia Rieke (Figura 3) e sobre a importância da catalogação de asteroides. Tal tema foi escolhido por justamente remeter às outras atividades executadas ao longo do ano de 2023 pelo projeto de extensão (a oficina de telescópios e a participação da competição Caça Asteroides).
Figura 2 – Comparação entre as imagens obtidas a partir dos telescópios Hubble (lado esquerdo) e Webb (lado direito).
Fonte: Webb Compare
Figura 3 – Astrônoma Marcia Rieke responsável pela construção da câmara de infravermelho do James Webb Space Telescope
Fonte: James Webb Space Telescope
A atividade
A atividade realizada no formato de aula se organizou em três momentos distintos, nos quais foram utilizados materiais variados para educação e divulgação científica que são disponibilizados pelo Observatório Las Cumbres. O quadro abaixo apresenta quais foram esses materiais e o tempo aproximado de duração de cada momento, sendo o tempo total para a aula 1h35min.
Quadro 1 – Organização da aula sobre o tema “Telescópios e Asteroides”
Descrição | Duração | |
1º momento | Apresentação em slides de conteúdos pertinentes ao tema da aula e discussão com os alunos a partir de questões orientadores, por exemplo: “O que observamos quando olhamos para o céu?”, “Qual é o instrumento que utilizamos para observar o céu?” e “Por que caçar asteroides?”. Neste momento foram utilizados como recursos didáticos de apoio o site que compara as imagens do universo obtidas com os telescópios Hubble e James Webb (imagem mostrada na Figura 2), e também, uma breve explicação através da demonstração de como ocorre a caça a asteroides, utilizando o programa Astrometrica. | 45 min. |
2º momento | Construção de um telescópio de papel pelos alunos, a partir da visualização do modelo pronto (mostrado na Figura 4) e de um roteiro com o passo a passo. | 40 min. |
3º momento | Entrega de certificados de participação para os alunos e desenhos ilustrativos para colorir, retratando astronautas, foguetes, galáxias, buracos negros, entre outros. | 10 min. |
Fonte: As Autoras (2023).
Figura 4 – Modelo para o telescópio de papel
Fonte: As Autoras (2023).
Algumas Reflexões sobre a atividade desenvolvida: com a palavra Julia Medeiros
“Ter a oportunidade de lecionar uma aula sobre esse tema em especial, que compreende assuntos que me interessam pessoalmente, foi uma experiência ótima, pois, falar sobre o Universo é algo que sempre cativa o interesse e estimula a imaginação das crianças, e como professora, perceber essa vontade dos alunos em conhecer mais, seja pelo brilho nos olhos ou pela mão levantada, de modo diligente, para fazer algum comentário ou pergunta, é gratificante e, também, mostra o potencial do ensino de conteúdos da Astronomia em promover a aproximação do saber sobre Ciência ao querer fazer Ciência, desde os anos iniciais da Educação Básica, assim como é estipulado como um dos objetivos do projeto de extensão ao qual faço parte.” (Julia Medeiros – Bolsista do Projeto de Extensão- Licenciatura em Física)